Da tecnologia ao bitcoin, o touro Ed Yardeni de longa data teme que um derretimento atinja o mercado

20. Dezember 2020

Ed Yardeni: Técnica, o aumento recorde do bitcoin faz parte do „mercado de touros em tudo“.

A Edward Yardeni está preocupada com a possibilidade de o mercado ser defumado.

O touro de longa data, que passou décadas executando estratégias de investimento para empresas como a Prudential e o Deutsche Bank, está comparando a euforia de Wall Street à altura da bolha ponto-com em 1999.

Yardeni também está destacando a ascensão meteórica do Bitcoin Revolution como um exemplo de extrema espuma. A elevação foi de 36% nos primeiros cinco dias de negociação do ano e está acima de 300% durante os últimos seis meses.

„O Nasdaq do final de 1998 até o início de 2000 subiu mais de 200%. Agora, subimos quase 100% e podemos muito bem estar nesse mesmo caminho“, disse o presidente da Yardeni Research à „Nação Comercial“ da CNBC na sexta-feira. „Tudo o que estou olhando aponta para um derretimento“.

O Nasdaq, que é um país técnico pesado, fechou a semana com um recorde de 13.201,97.

„É apenas parte do mercado de touro em tudo“, disse ele. „É muito importante, esteja ou não em bitcoin, apenas olhar para o gráfico e perceber quando ele está subindo – é certamente um sinal de exuberância, de excesso especulativo“.

Apesar de seu aviso, Yardeni ainda não está soando o alarme. Ele está otimista quanto à recuperação econômica devido às vacinas contra o coronavírus e ao cenário fiscal e monetário.

„No primeiro semestre deste ano, a onda azul provavelmente continuará a ser alta“, observou ele. „Vamos conseguir mais gastos do governo“. Vamos ter a Reserva Federal frente a muitos desses gastos do governo através da flexibilização quantitativa“. Acho que as taxas de juros permanecerão bastante baixas“.

Além disso, Yardeni acredita que a distribuição generalizada da vacina contra o coronavírus no final deste ano ajudará a normalizar a economia nos últimos seis meses de 2021.

Mas é aí que sua previsão se torna cautelosa. Uma economia em expansão, de acordo com o Yardeni, levará a riscos inflacionários devido às enormes quantidades de estímulos e aumentos na demanda.

„No segundo semestre do ano, podemos estar atentos a alguma inflação de preços ao consumidor que não seria boa para ativos supervalorizados“, disse ele.

Segundo o Yardeni, o Fed também pode ser desafiado a manter o rendimento da Nota do Tesouro de referência de 10 anos em torno de 1%.

„Vemos uma pressão ascendente sobre o rendimento dos títulos“. Eu acho que em algum momento o Fed diz ‚Talvez os rendimentos dos títulos devam ser mais altos, já que a economia está indo bem'“, disse Yardeni.

Por enquanto, o Yardeni está observando de perto os fundamentos e os indicadores de mercado. Ele espera que eles refutem sua tese de derretimento do mercado porque eles normalmente terminam em derretimentos.

„Este mercado continua se antecipando às minhas previsões“, disse Yardeni. „Espero que cheguemos a 4.300, minha meta de S&P 500 [final de ano], de uma forma lúdica“.

Na sexta-feira, o índice S&P 500 fechou em 3.824,68.

#Bitcoin